Jornalismo de Rua #3 – Reforma da Previdência
A Anú mais uma vez leva informação e arte às ruas. Desta vez, nosso tema é a Reforma da Previdência e as implicações que a medida trará para a vida da população brasileira
FARSA DO ROMBO
De acordo com o Governo existe um rombo na Previdência, sendo necessária uma Reforma. No entanto, a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal afirma que mais da metade do rombo da Previdência em 2015 se deve a isenção de impostos dada pelo governo a empresas. (Fonte: Anfip)
DÍVIDAS EMPRESAS
Os devedores da Previdência Social acumulam uma dívida de R$ 426 bilhões, o que representa quase três vezes o valor alegado pelo governo como déficit no INSS. (Fonte: Agência Brasil)
TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO
Além disso, a proposta de Reforma da Previdência eleva o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25 anos. Se uma pessoa começou a trabalhar com 25 anos e contribuir ininterruptamente ao INSS, aos 65 anos ela poderá se aposentar com 91% do benefício. (Fonte O Globo)
DESIGUALDADE DE GÊNERO
A proposta do governo fixa idade mínima de 65 anos para requerer aposentadoria para ambos os gêneros. Hoje, os cinco anos a menos de obrigatoriedade para mulheres servem como reparação, já que elas recebem 30% a menos do que os homens e desempenham tripla jornada de trabalho. (Dados: Ipea)
Pesquisa e Texto: Grabrielle de Paula, Yamini Benites e Jonas Lunardon Arte: Johannes Kolberg